Caldeirão

Cuidados na menstruação(Parte 1)

Os dias em que nossa menstruação acontece ou “estamos com a lua”, como eu gostaria de lhe dizer, são dias em que podemos aproveitar os cuidados extras, para garantir nosso bem-estar e nos conectar com nossa energia feminina. Muitas mulheres vivem a sua menstruação com pesar, dor e desânimo, mas neste post, queremos convidar a todos a menstruar com alegria, sentir-se parte da terra e vibrar com a energia.

Cuidados íntimos

Cuidar do nosso corpo é um conjunto de ações voltadas para o bem-estar e a saúde. O autocuidado é essencial, especialmente durante os dias em que menstruamos, onde podemos perceber cansaço extra, dor e estar propensos a ser mais sensíveis, tanto física quanto emocionalmente. Aqui nós mostramos algumas opções para cuidar do seu corpo de uma perspectiva mais natural e holística.

copo menstrual . Uma maneira sustentável para recolher o nosso sangue menstrual é para usar um copo de silicone, também conhecido como Lua Cup Este cálice cabe na palma da sua mão, é flexível, hipoalergênico, e inserido na vagina como um tampão sem os riscos que estes implicam.

Absorventes ecológicos : uma opção reutilizável e sustentável. Eles vêm em diferentes cores, tamanhos e graus de absorção, e são usados ​​como descartáveis, mas em vez de jogá-los fora, você os embebe em água fria e, no final do ciclo, lava-os com detergente neutro.

Absorventes  descartáveis ​​ecológicas : uma opção de emergência ou de transição, são absorventes descartáveis ​​feitos com materiais não-tóxicos, como algodão orgânico livre de pesticidas e livre de cloro, que também são compostáveis ​​e biodegradáveis.

Higiene natural : o mercado oferece sabonetes especializados para a “zona íntima”, no entanto, os médicos não o recomendam porque desequilibra o delicado ph e as colônias bacterianas da nossa pele. O ideal é usar apenas água, mas se você achar que não é suficiente, você pode usar uma lavagem de camomila ou calêndula à base de plantas enquanto faz a transição.

Ventilação e bactérias : nossa área genital é naturalmente úmida, portanto, cuidados inadequados podem resultar no desenvolvimento de fungos e infecções. Evite usar roupas muito apertadas, sintéticas ou mal ventiladas. Prefira roupas íntimas 100% algodão, o mais orgânico possível, irá ajudá-lo a curar se você sofre de infecções vaginais e / ou urinárias com freqüência. Evite o uso de protetores diários, sabão e outros produtos. Se você precisar de hidratação, tente usar óleo de coco orgânico em pequenas quantidades.

Dor e cólicas

Muitas mulheres experimentam dor durante os primeiros dias da menstruação. Nosso conselho é sempre ouvir o próprio corpo, aquecer-se, consumir alimentos nutritivos e, tanto quanto possível, descansar. Muitos trabalham e não podem deixar de fazê-lo, no entanto, podemos diminuir a pressão e adicionar um pouco mais de pausa durante esses dias.

Ervas: Os melhores aliados das mulheres são calêndula, camomila e sálvia. Essas ervas nos ajudam de diferentes maneiras durante a menstruação, as obtêm, de preferência orgânicas, e as têm sempre à mão. Camomila e calêndula são ideais para aliviar a dor, inchaço e desconforto. Se a dor persistir, você pode usar orégano, um potente analgésico e anti-inflamatório natural. Além disso, se você sofre de menstruação irregular, a sálvia pode ajudá-la a regularizar seu ambiente hormonal, naturalmente, com a ajuda de uma dieta natural, livre de produtos processados ​. Se a sua menstruação é irregular ou sofrer do ovário policístico é muito importante que prefira  alimentos 100% naturais e orgânicos que não tiveram contato com o plástico: Estudos descobriram que alguns pesticidas e conservantes atuar como desreguladores endócrinos.

Água quente : A água quente pode ajudar a aliviar a dor. Além disso, você pode usar uma garrafa ou saco de água quente e colocá-lo em seu abdômen. Prepare uma infusão com 1 colher de sopa de ervas (escolha uma do ponto anterior) e uma xícara de água quente, deixe repousar por 5 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia enquanto tiver desconforto.

Saco de sementes : uma opção é comprar um saco artesanal de sementes, ou fazer um você mesmo. Você pode encher um saco de tecido com grãos de arroz e até leguminosas e costurá-lo bem para que não saia. Esta bolsa que você coloca para aquecer no microondas , e quando está quente você a coloca em seu abdômen.

Óleo essencial : os óleos essenciais têm propriedades medicinais incríveis e podem ser usados ​​de várias maneiras. Misture uma gota de óleo essencial de camomila e uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta com 1 colher de sopa de óleo de girassol e massageie seu abdômen, quadris e até coxas se a dor se expandir. Peça ao seu parceiro para fazer o mesmo nas últimas vértebras da sua coluna. Você sentirá a dor desaparecer rapidamente.

Desconforto e irritação após a menstruação

Muitas vezes, devido à umidade e irritação causada pelos absorventes tradicionais, sofremos desconfortos ou pequenas alterações no corrimento vaginal após o término da menstruação. Se você estiver procurando por alguns remédios naturais para tentar enquanto você consulta com seu médico *, isso pode ajudá-lo.

Iogurte : você precisa de um iogurte natural fermentado  Se você só comprar um iogurte no supermercado, é melhor não usá-lo. Deve ser artesanal, em um recipiente de vidro, fresco e sem sabores. Aplique uma pequena quantidade de iogurte na área afetada 3 vezes ao dia. Observe como seus sintomas progridem e consulte um médico se você não sentir alívio.

Probióticos : você pode consumi-los regularmente ou aplicá-los topicamente. Os probióticos irão ajudá-lo a repovoar a flora bacteriana delicada que as mulheres têm na vagina. Você realmente quer cuidar disso e evitar desequilíbrios e doenças? Evite álcool, açúcar, produtos processados, coisas que contenham produtos de fermento (pão, cerveja, bolos, etc.) com farinha branca e consuma mais vegetais, alimentos integrais e alimentos fermentados.

Consulta médica : Não sou contra  a medicina, apoio o conhecimento e aqueles que dedicam anos de vida para integrá-los e exercer uma profissão tão bonita. A consulta com um ginecologista de confiança é estritamente necessária. 

Nutrição essencial

Frutas e legumes : Ter uma dieta rica em fibras é essencial para alimentar a flora bacteriana em nosso corpo, apoiar o desenvolvimento de bactérias benéficas, e parar a colonização de bactérias não benéficas. Tudo uma questão de equilíbrio e, aqui, o equilíbrio é frágil, considerando que a dieta tradicional do Ocidente é praticamente projetada para enfraquecer seu microbioma. Consumir pelo menos dois pratos de vegetais crus e 3 porções de frutas por dia, conforme indicado pela OMS, se você adicionar vegetais cozidos ou cozidos no vapor, melhor ainda!

Evite : é muito importante evitar alimentos que destruam nossa flora bacteriana e que, ao mesmo tempo, favoreçam bactérias e microorganismos prejudiciais ao nosso corpo. Evite produtos processados, excesso de levedura, álcool, abuso de medicamentos tradicionais, açúcar e farinha branca em geral. Contraceptivos também danificam a flora bacteriana, se você quiser, você pode procurar opções não-hormonais. O termo “candidíase” soa dentro do consultório do ginecologista? Bem, adivinhe quem é a “candida” e o que ela alimenta (uma pista: é um fermento, e se alimenta principalmente de açúcar e produtos refinados).

Muito líquido : o líquido é vital para manter uma boa saúde e nos manter hidratados. Evite bebidas em embalagens plásticas porque o plástico contém elementos que atuam como disruptores endócrinos em nosso corpo. Evite açúcar, ingredientes artificiais e corantes. Dê Preferência em beber água, chás de ervas e água com pedaços de frutas, sempre em copos ou recipientes de vidro, cerâmica ou aço inoxidável, para proteger seu ambiente hormonal.

Cuidado pessoal

Andar, esticar e respirar ar fresco : gerir os nossos níveis de stress é um passo fundamental no auto – cuidado, e protocolo de atendimento dentro do ciclo menstrual, sobre o qual vamos falar mais tarde. De tão simples que podem ajudar: evitar uma vida sedentária e passar horas na frente de uma tela, a pé metade uma hora por dia, sem pressa, olhe em nosso entorno, sentar-se em um parque ou praça, respirar ar fresco e esticar os músculos ao acordar e antes de dormir nos dará uma sensação de bem-estar, nos ajudará a dormir e nosso descanso será mais refrescante.

Ciclos circadianos : nosso corpo está conectado à terra de mais maneiras do que imaginamos. Nossos hormônios e neurotransmissores vibram com saúde quando lhes permitimos trabalhar em harmonia com os ciclos de luz e escuridão presentes em nosso ambiente. Despertando com os raios do sol, indo para a cama quando a lua se levanta, abaixando as revoluções ao anoitecer, tendo energia ao amanhecer. Não é difícil, tente e seu corpo vai agradecer.

Ânsias : desejos são um grande problema. Há muitos julgamentos misturados aqui. Na Andes Guardianes promovemos a nutrição natural e ouvimos o que seu corpo precisa. No meu caso (como uma mulher, Constance), se durante a menstruação me identifico como comer alimentos gordurosos, eu não preciso de “me dar permissão” ou “compensação” ou “medir a mim mesmo , ” eu vou, eu comprar um saco de abacate, nozes e sementes , e eu preparo o nougat mais rico de cacau cru com manteiga de cacau, acompanhado de abacate, sementes, azeite e legumes. Às vezes eu não quero cozinhar, e eu compro um chocolate delicioso, 100% cacau, porque o poder dos alimentos puros e naturais é incomparável. Se eu sinto vontade de comer algo mais suave e mais quente, eu preparo um bolo de farinha de amêndoa e purê de abóbora + lascas de cacau cruas. Santo remédio para desejos.

Energia

Conexão com a terra : procure um lugar calmo, como um pequeno parque lotado, e escolha a árvore que mais “chama você”. Sente-se ao lado dele. Veja e ouça atentamente. Durante nossa menstruação, podemos aproveitar essa “sensibilidade”, nossos sentidos se tornam mais agudos, nosso olfato aumenta, percebemos o mundo de uma maneira diferente. Afaste-se do barulho, envolva-se com coisas boas, descubra a natureza como ela pulsa em todos os seres vivos. Encontre um pôr do sol e viva do começo ao fim.

Ofereça sua lua : se você está coletando seu sangue em um copo, você pode oferecê-lo de volta à terra imediatamente. Procure por uma planta significativa, dê graças pela comida que lhe permitiu construir seu endométrio e depois retorne seu sangue para onde começou. Se você estiver usando absorventes higiênicos, você pode fazer o mesmo com a primeira água de imersão, tome cuidado para que esteja livre de detergentes.

Chakra Sacral : nossa matriz está localizada na área do Chakra Sacral , ou segundo chakra. Corresponde à força vital, energia sexual e criativa, precisamente, nossa energia de criação, nosso prazer, nosso prazer, nosso útero. Chamada Svadhishthana na língua original, sua representação contém uma lua, como a nossa lua. Ative este chakra através da meditação (como a que compartilhamos abaixo), uma sessão de ioga ou reiki, Gemoterapia com cristais laranja e aromaterapia com ylang ylang.

Meditação árvore

Feche os olhos suavemente e, quando respirar, observe como seus pulmões se enchem de ar e expire como você joga fora qualquer medo, dúvida, ansiedade, preocupação que está bloqueando você …

Sinta como seu corpo relaxa pouco a pouco da ponta de seus pés até a cabeça passando pelas panturrilhas, joelhos, coxas, quadris, peito e ombros e braços, suas costas …

Imagine que a partir da base da sua coluna para fora através das solas dos seus pés começam raízes, como se fosse uma árvore … As raízes crescem mais e mais para penetrar nas profundezas da Terra e chegar ao seu coração … e sentir suas raízes se tornam mais e mais fortes e como você é agora uma árvore …

Inale profundamente e observe como seu corpo é nutrido pela energia de cura da Terra …

A energia entra através das solas dos seus pés e vai para o sacro, a subir lentamente através da coluna vertebral para a cabeça de cura todo o seu corpo em seu caminho … Você é uma árvore de receber o alimento da terra através das raízes distribuir o tronco para cada folha …

Que tipo de árvore você é?

Quão grande você é?

Como estão suas raízes?

E o seu baú?

Como estão seus galhos?

Que cor e forma têm as suas folhas?

Preste atenção agora para a árvore, os galhos e folhas que parece a subir para cima, como se fosse tocar o céu … A brisa balança suavemente seus ramos e folhas são a comida do sol … Respire profundamente e sentir a energia dos raios do Sol … A luz dourada dos raios banha suas folhas, seus galhos, seu tronco, suas raízes …

Gradualmente luz dourada cobre toda a árvore e se torna um com ele … A luz do Pai Sol entra no útero da Mãe Terra fecundándola, nutrindo … Através da árvore você é, a Luz do Cosmos se manifesta na Terra …

e como integrar profundamente dentro de você notar inala energias de cura e revitalização do Céu e da Terra … Sinta a energia do amor inundou seu ser … E quando exalar sentir como seu coração vêm de flashes de luz em todas as direções …

As Energias do Céu e da Terra circulam dentro de você, inundando você com Luz e Paz. Inspire e expire para se inundar de Luz e Paz. Lampejos luminosos saem de você em todas as direções. Os filamentos dourados e prateados estendem-se para cima, para o mais alto, superam a coroa da sua árvore e estendem-se para alcançar o céu, tocar as estrelas e expandir-se por todo o Universo. 
Continue respirando suavemente. Você está relaxado e em paz. Fique assim por alguns segundos deixando-se impregnar por essas energias curativas.

Agora parte de tudo … e permanece alguns minutos … E quando você sente que é hora de voltar, respire fundo e expire … Pouco a pouco você se torna consciente do seu corpo … novamente respirar profundamente e esticar as pernas e braços … Abrir Olhos devagar e olhe ao seu redor.

Toda vez que você quiser recarregar ou descansar, você pode voltar para a sua árvore.

Os dias em que nossa menstruação cai, ou “estamos com a lua”, como eu gostaria de lhe dizer, são dias em que podemos aproveitar os cuidados extras, para garantir nosso bem-estar e nos conectar com nossa energia feminina. Muitas mulheres vivem a sua menstruação com pesar, dor e desânimo, mas neste post, queremos convidar a todos a menstruar com alegria, sentir-se parte da terra e vibrar com a energia.

Cuidados íntimos

Cuidar do nosso corpo é um conjunto de ações voltadas para o bem-estar e a saúde. O autocuidado é essencial, especialmente durante os dias em que menstruamos, onde podemos perceber cansaço extra, dor e estar propensos a ser mais sensíveis, tanto física quanto emocionalmente. Aqui nós mostramos algumas opções para cuidar do seu corpo de uma perspectiva mais natural e holística.

copo menstrual . Uma maneira sustentável para recolher o nosso sangue menstrual é para usar um copo de silicone, também conhecido como Lua Cup Este cálice cabe na palma da sua mão, é flexível, hipoalergênico, e inserido na vagina como um tampão sem os riscos que estes implicam.

Compresas de género : uma opção reutilizável e sustentável é usar “toalhinhas” de gênero. Eles vêm em diferentes cores, tamanhos e graus de absorção, e são usados ​​como descartáveis, mas em vez de jogá-los fora, você os embebe em água fria e, no final do ciclo, lave-os com detergente neutro.

Compressas descartáveis ​​ecológicas : uma opção de emergência ou de transição, são toalhas descartáveis ​​feitas com materiais não-tóxicos, como algodão orgânico livre de pesticidas e livre de cloro, que também são compostáveis ​​e biodegradáveis.

Menstruação livre : assim como as crianças, que aprendem a controlar seus esfíncteres até usarem o banheiro, as mulheres podem se conectar com a sensação do assoalho pélvico e antecipar quando a descarga chegará, só que a maioria de nós não recebeu educação sobre isso: Somos como adultos com fraldas. Quando você começa a viajar por essa estrada, você encontrará mulheres que não usam mais nenhum tipo de proteção, muitas delas até mesmo roupas íntimas (viva a liberdade!), Como elas fazem isso? com consciência corporal, e reconhecendo sensações, assim como urinando.

Limpador natural : o mercado oferece sabonetes especializados para a “zona íntima”, no entanto, os médicos não o recomendam porque desequilibra o delicado ph e as colônias bacterianas da nossa pele. O ideal é usar apenas água, mas se você achar que não é suficiente, você pode usar uma lavagem de camomila ou calêndula à base de plantas enquanto faz a transição.

Ventilação e bactérias : nossa área genital é naturalmente úmida, portanto, cuidados inadequados podem resultar no desenvolvimento de fungos e infecções. Evite usar roupas muito apertadas, sintéticas ou mal ventiladas. Prefira roupas íntimas 100% algodão, o mais orgânico possível, irá ajudá-lo a curar se você sofre de infecções vaginais e / ou urinárias com freqüência. Evite o uso de protetores diários, sabão e outros produtos. Se você precisar de hidratação, tente usar óleo de coco orgânico em pequenas quantidades.

Dor e cólicas

Muitas mulheres experimentam dor durante os primeiros dias da menstruação. Nosso conselho é sempre ouvir o próprio corpo, aquecer-se, consumir alimentos nutritivos e, tanto quanto possível, descansar. Muitos trabalham e não podem deixar de fazê-lo, no entanto, podemos diminuir a pressão e adicionar um pouco mais de pausa durante esses dias.

Ervas:Os melhores aliados das mulheres são calêndula, camomila e sálvia. Essas ervas nos ajudam de diferentes maneiras durante a menstruação, as obtêm, de preferência orgânicas, e as têm sempre à mão. Camomila e calêndula são ideais para aliviar a dor, inchaço e desconforto. Se a dor persistir, você pode usar orégano, um potente analgésico e antiinflamatório natural. Além disso, se você sofre de menstruação irregular, o sábio pode ajudá-lo a regularizar seu ambiente hormonal, naturalmente, com a ajuda de uma dieta natural, livre de produtos processados ​​e OGM. Se a sua regra é irregular ou sofrer do ovário policístico é muito importante que preferem alimentos 100% naturais e orgânicos que não tiveram contato com o plástico: Estudos descobriram que alguns pesticidas e conservantes atuar como desreguladores endócrinos.

Água quente : você prefere consumir alimentos e água quente pode ajudar a aliviar a dor. Além disso, você pode usar uma garrafa ou saco de água quente e colocá-lo em seu abdômen. Prepare uma infusão com 1 colher de sopa de ervas (escolha uma do ponto anterior) e uma xícara de água quente, deixe repousar por 5 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia enquanto tiver desconforto.

Saco de sementes : uma opção é comprar um saco artesanal de sementes, ou fazer um você mesmo. Você pode encher um saco de tecido com grãos de arroz e até leguminosas e costurá-lo bem para que não saia. Esta bolsa que você coloca para aquecer em uma panela ou no forno, e quando está quente você a coloca em seu abdômen.

Óleo essencial : os óleos essenciais têm propriedades medicinais incríveis e podem ser usados ​​de várias maneiras. Misture uma gota de óleo essencial de camomila e uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta com 1 colher de sopa de óleo de girassol e massageie seu abdômen, quadris e até coxas se a dor se expandir. Peça ao seu parceiro para fazer o mesmo nas últimas vértebras da sua coluna. Você sentirá a dor desaparecer rapidamente.

Desconforto e irritação após a menstruação

Muitas vezes, devido à umidade e irritação causada pelas almofadas tradicionais, sofremos desconfortos ou pequenas alterações no corrimento vaginal após o término da menstruação. Se você estiver procurando por alguns remédios naturais para tentar enquanto você consulta com seu médico *, isso pode ajudá-lo.

Iogurte : você precisa de um iogurte natural fermentado com kefir ou “passarinhos”. Se você só comprar um iogurte no supermercado, é melhor não usá-lo. Deve ser artesanal, em um recipiente de vidro, fresco e sem sabores. Aplique uma pequena quantidade de iogurte na área afetada 3 vezes ao dia. Observe como seus sintomas progridem e consulte um médico se você não sentir alívio.

Probióticos : você pode consumi-los regularmente ou aplicá-los topicamente. Os probióticos irão ajudá-lo a repovoar a flora bacteriana delicada que as mulheres têm na vagina. Você realmente quer cuidar disso e evitar desequilíbrios e doenças? Evite álcool, açúcar, produtos processados, coisas que contenham produtos de fermento (pão, cerveja, bolos, etc.) com farinha branca e consuma mais vegetais, alimentos integrais e alimentos fermentados.

Consulta médica : não sou contra  a medicina,  pelo contrário, a consulta com um ginecologista de sua confiança é indispensável. Os médicos(as)  dedicam anos de vida para adquirir conhecimento e com certeza sabem o que falam. 

Continua em  um próximo artigo

Abençoadas Sejam! )0(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *