Caldeirão,  Vovó Alzira

Como nossas avós já diziam!

A sabedoria dos nossos acentrais deve ser passada a diante para que não sejam esquecidas. A partir de hoje irei passar para vocês conhecimentos da minha Vovó Alzira. Pessoa sábia que sempre tinha algo para dizer e ensinar. Sempre foi muito a frente do seu tempo. Deitava cartas ciganas como nunca vi ninguém fazer, aprendi muitas coisas com ela. Que a conheceu não a esqueceu jamais!!!!

Ai vão algumas dicas de chás para diversos usos:

Vovó Alzira dizia que… chá de boldo é bom contra cólicas menstruais e enjôos!

Como fazer: em 1 litro de água, coloque 4 folhas frescas de boldo e leve para ferver. Espere 5 minutos, desligue o fogo, abafe. Coe. Beba 1 xícara a cada 6 horas.

Vovó Alzira dizia que… chá de cravo-da-índia contra gases!

Como fazer: em meio litro de água, coloque 6 cravos-da-índia e deixe ferver. Espere ferver por uns 15 minutos, desligue o fogo e abafe. Coe e tome 2 xícaras ao dia.

Vovó Alzira dizia que… chá de erva-cidreira é bom para a digestão e contra insônia!

Como fazer: em 300ml de água coloque 1 colher de sopa de folhas secas de erva-cidreira e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e abafe. Coe e beba morno, a cada 12 horas.

Vovó Alzira dizia que…chá de guaco é bom para tosse e resfriado!

Como fazer: em 300ml de água coloque 4 folhinhas frescas de guaco e leve para ferver. Pode acrescentar gengibre em rodelinhas ou ralado e/ou uma colherzinha de poejo. Desligue o fogo, abafe. Coe, aodce com mel e beba ainda morno.

Vovó Alzira dizia que… chá de poejo é bom contra dores na garganta e irritação no estômago!

Como fazer: em 300ml de água, coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de menta, Pode acrescentar uma rodela de limão fina. Desligue o fogo. Coe, beba ainda morno. Pode tomar a cada 8 horas.

Vovó Alzira dizia que… chá de sálvia é bom contra a ansiedade!

Como fazer: em meio litro de água, coloque 1 colher de sopa de sálvia e deixe ferver. Assim que começar a ferver, dê 3 minutinhos e desligue. Abafe, coe. Beba morninho, 1 xícara a cada 8 horas.

Vovó Alzira dizia que… chá de alfazema é bom contra dores musculares!

Como fazer: Em 1 litro de água, coloque 4 colheres de sopa de alfazema e leve para ferver. Espere 10 minutos, desligue o fogo, abafe e deixe amornar. Coe e beba ainda morno. Beba 1 xícara a cada 8 horas.

Atenção!!!! Você está grávida? Problemas crônicos? Pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer chá.

Os restos do chá você pode colocar de volta na natureza, pode enterrar ou pode deixar secar ao sol para então queimar como incenso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *